Vai um cafezinho?
O café é uma bebida elaborada através dos grãos torrados do fruto, foi criado no século IX nas terras altas da Etiópia e difundido no mundo inteiro através do Egito e Europa.
Possui algumas propriedades que podem auxiliar na beleza, como substâncias antioxidantes que auxiliam no combate a radicais livres, retardando o envelhecimento da pele.
Existem vários estudos que dizem que os cosméticos encontrados no mercado, a base do café, utilizados para serem aplicados na pele através de massagem, auxiliam na prevenção de celulites e gorduras localizadas.
O consumo diário e moderado pelos adultos pode auxiliar no combate à depressão e derrames cerebrais. Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína entre pacientes de diabetes tipo 2 pode aumentar o nível de açúcar no sangue.
A cafeína é um princípio ativo com poder estimulante natural encontrada no chá mate, chá preto, chá verde, café, cacau, guaraná, refrigerantes a base de cola e em menores quantidades no chocolate.
Uma xícara pequena de café contém, em média de 100 miligramas de cafeína. A ingestão excessiva pode provocar excitação do sistema nervoso central, ocasionando efeitos negativos em algumas pessoas, como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça, insônia e desconforto abdominal.
Publicada na revista científica Diabetes Care, a pesquisa, realizada na Duke University, nos Estados Unidos, monitorou o nível de açúcar em 14 pacientes diabéticos e sugere que o estimulante pode aumentar o nível de glicose diário em até 8%.
Segundo a IFIC - International Food Information Council , o ideal é consumir, no máximo, 300mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de café. Mas esse limite pode variar, já que cada pessoa tem um grau diferente de sensibilidade à cafeína, não existe uma dose diária recomendada universalmente, o ideal é consultar o seu médico, pois tomar café demais pode levar a você contrair algumas doenças.
Fonte: www.cidadesaudavel.com.br
